quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ETIQUETA AO TELEFONE

Resolvi abordar o asunto devido as várias ligações que recebo em casa - pessoais e comerciais - fora de hora e quando comerciais, sem nenhum tipo de treinamento e informação sobre o assunto que irão abordar.

Lembrando: 
ANTES DAS 10HOO DA MANHÃ E APÓS AS 22H00, NÃO SE LIGA NA CASA DOS OUTROS - AINDA MAIS NA MINHA QUE TENHO BEBÊ! ISSO SERVE TAMBÉM PARA OS HORÁRIOS DE REFEIÇÕES - ALMOÇO E JANTAR - Esses dias uma secretária de um médico me ligou antes da 7h00 da manhã para confirmar uma consulta que nem estava marcada!

telefone residencial
 Sempre que telefonar para uma casa de onde você conheça todos os moradores, cumprimente quem lhe atendeu antes de chamar a pessoa com a qual realmente deseja falar.
Troque o "quem está falando?" pelo "de onde fala?".
Sempre pergunte se a pessoa que ligou quer deixar recado, caso a ligação seja para alguém que esteja ocupado ou tenha saído.
 Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome.
Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis etc. A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.
Não coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de uma
simples bala, chiclete ou pastilha é percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como pouco caso seu.
 Não tussa, espirre nem assoe o nariz diretamente diante do
telefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes.
Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o com cuidado sobre a mesa para não fazer barulho.
Se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonará.

telefone comercial
Ao atender uma ligação suponha sempre que possa ser um novo cliente, portanto atenda com alegria e gentileza - a forma de atender, quando é grosseira, põe a perder todo o investimento em marketing, imagem etc. Se a pessoa quer falar com alguém próximo a você, e ela não puder atender, explique o fato, e se ofereça para ajudar no que for possível. Ou, informe aproximadamente quando a pessoa poderá ligar de volta (não deixe pessoas esperando ao telefone!). Se a pessoa tem um problema, e não pode atender, mostre que você vai fazer o necessário para resolvê-lo (não fique informando que é responsabilidade de outro, ou desleixo da empresa, etc.).
Ligações e atendimentos através de secretárias e/ou telefonistas: proíba terminantemente as expressões "meu querido", "meu bem", "meu amor", ou equivalentes. Treine para uma conversação curta, objetiva e educada. Ensine que mulheres devem dizer "obrigada" e homens, "obrigado". Proíba o atendimento comendo, ou mascando chiclete. Peça para um amigo ligar, de tempos em tempos, para avaliar a qualidade do atendimento, e relatoriar para você.
Com telefones celulares: felizmente a moda e o status já passaram! Agora você já sabe que deve desligá-lo em muitas ocasiões (restaurantes, aviões, teatros, cinemas, reuniões, etc.). Também deve se afastar do grupo, se desculpando, quando tiver que atender, ou fazer, uma chamada urgente - o assunto deve ser sempre só seu, portanto fale em voz baixa. Verifique sempre sua "caixa postal", retornando a ligação aos que ligaram. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário