Google+ Followers

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tênis inspirados em Frida Kahlo ajudam comunidade indígena no México

Não podia ser uma união melhor: tênis lindos com toque da Frida com caráter filantrópico, eu quero todos!

Qual a primeira palavra que vem à sua mente quando se fala em Frida Kahlo? Independetemente da sua resposta, talvez, a partir de agora a palavra mais próxima da imagem da artista será “filantropia”. Pelo menos é o que uma ação de uma grande empresa de calçados deseja. Graças aos fundos obtidos pela venda de sapatos inspirados em Frida, melhora o dia a dia e a qualidade de vida de uma comunidade indígena mexicana.
A comunidade Mazahua, que se localiza na serra noroeste e centro-ocidental do México, é a mais beneficiada com o projeto “As pegadas de Frida”, lançado em 2008 pela marca de tênis americana Converse e o Grupo para Promover a Educação e o Desenvolvimento Sustentável AC (GRUPEDSAC). O objetivo é que aquele grupo de pessoas se desenvolva econômica e socialmente.

“O projeto ‘As Pegadas de Frida’ une a imagem da mulher lutadora e incansável que dedicou sua vida e sua obra ao México, através da doação dos recursos obtidos pela venda dos sapatos dedicados a ela, a fim de dar uma oportunidade a essas mulheres e a essas famílias necessitadas”, disse em entrevista Efe Carina de los Santos, diretora de responsabilidade social da Converse México.
Com os lucros, são construídas cisternas e poços para recolher águas pluviais no município de San Felipe del Progreso. Além disso, o lucro contribui com a realização de estudos socioeconômicos da região para saber as condições de água e do solo, e a melhoria do transporte para a comercialização dos produtos e criação de animais. “Isoldita Linda”, “El sol y la vida” e “Con amor, Pita y Olga” fazem parte da segunda edição da coleção, intitulada Frida Íntima, que colocou 250 pares de sapatos à venda desde o dia 20 de maio.
O modelo branco e sem cadarço, por exemplo, chamado de “Isoldita Linda” é estampado com trechos de uma carta que a artista escreveu quando morava em São Francisco para sua sobrinha Isoldita. Já o calçado “El Sol y la vida” representa dois dos elementos que Kahlo mais gostava, sempre presentes em suas obras – o sol e a luz. Na ponta dos sapatos estão novamente as iniciais de Frida. Um sol e sua assinatura em tons verdes são ressaltados no tênis, todo pintado de marrom. “Con amor, Pita y Olga” é a réplica de um sapato que a artista fez em 1948 com um motivo, em rosa mexicano, de um dragão Chinês e a incrustação de uma medalha que suas duas grandes amigas Pita Amor e Olga Tamayo lhe deram.
“Frida é uma mulher que lutou e pela qual nos sentimos inspiradas para seguir transmitindo essa mesma luta e esse mesmo esforço dentro de nossas comunidades”, contou Graciela Cristóbal, uma índia Mazahua. “Além disso, estamos muito agradecidos, porque com sua arte estamos nos superando”, completou.
Em 2009, o projeto “As pegadas de Frida” beneficiou 35 famílias, quase uma centena de indígenas Mazahuas, e este ano deve beneficiar outras 35.


O modelo "El sol y la vida" representa dois dos elementos que Kahlo mais gostava


Os modelos "Con amor, Pita y Olga" e "Isoldita Linda" respectivamente
texto e imagem:  http://blog.eco4planet.com/2010/10/tenis-inspirados-em-frida-kahlo-ajudam-comunidade-indigena-no-mexico/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário